1970

NO ANO

Miguel Arraes, ex-governador de Pernambuco cassado em 1964, lança em Argel a Frente Brasileira de Informações, que publicaria naquele país, na França, Bélgica, Itália e Chile o periódico FBI, denunciando a ditadura militar.


26 DE JANEIRO

Dédici baixa o Decreto nº 1.077, que regulamenta a censura prévia e dispõe que competirá ao ministro da Justiça verificar, quando julgar necessário, antes da divulgação de livros e periódicos, a existência de conteúdos contrários à moral e aos bons costumes em qualquer meio de comunicação


JANEIRO

São criados os Destacamentos de Operações de Informações (DOI) e o Centros de Operações de Defesa Interna (CODI), que ficariam sob o comando do Exército.


11 DE MARÇO

É sequestrado em São Paulo pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) o cônsul do Japão, Nobuo Okushi. Em troca, exige-se a libertação de cinco presos políticos que são enviados para o México e banidos.


25 DE MARÇO

Em lance de marketing político Médici assina decreto ampliando o mar territorial brasileiro de doze para duzentas milhas


25 DE ABRIL

É sequestrado um Boeing da VASP e desviado para Havana.


20 DE MAIO

Criado o Centro de Informações de Segurança da Aeronáutica (Cisa) que, junto com o CIE e o Cenimar, formaria o tripé da repressão política da ditadura.


11 DE JUNHO

É sequestrado no Rio de Janeiro pela Ação Libertadora Nacional (ALN) e pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) o embaixador da República Federal da Alemanha, Ehrenfried Von Holleben, dias depois trocado por 40 presos políticos.


13 DE JUNHO

Junta militar depõe o presidente argentino Onganía.


21 DE JUNHO

O Brasil ganha pela terceira vez, na Cidade do México, a Copa do Mundo de Futebol. A conquista é apropriada pela ditadura dando início a uma grande campanha ufanista no país.


09 DE JULHO

Criado o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)


31 DE JULHO

Guerrilheiros Tupamaros sequestram em Montevidéu o cônsul brasileiro Aloísio Dias Gomide e Dan Mitrione, agente da Central Information Agency (CIA)


4 DE SETEMBRO

Salvador Allende é eleito presidente do Chile pela Unidade Popular.


24 DE SETEMBRO

O Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) concede ao Brasil empréstimo de 800 milhões de dólares, para a expansão da siderurgia.


SETEMBRO

A Operação Bandeirantes (Oban) integra-se aos recém-criados DOI-CODI.


9 DE OUTUBRO

Início da construção da Rodovia Transamazônica.


1 DE NOVEMBRO

D. Paulo Evaristo Arns torna-se o novo Arcebispo de São Paulo.


15 DE NOVEMBRO

Eleições legislativas: vence a Arena, com 220 deputados e 40 senadores, contra 90 deputados e 6 senadores do MDB; 30% de votos brancos e nulos.


NOVEMBRO

Início da censura no Pasquim


7 DE DEZEMBRO

Sequestrado pela Ação Libertadora Nacional (ALN) e pela Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), no Rio de Janeiro, o embaixador da Suíça no Brasil, Giovanni Enrico Bucher, trocado por 70 presos políticos.